quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

QUEM FUNDOU O GRUPO ABARÉTEATRO?

Quem se lembra? O grupo Abaré nasceu em 1995 oriundo de um projeto do Diretor Orlando Moreno na cidade de Itanhaém, denominado de NACITA- Núcleo de Artes Cênicas de Itanhaém e teve o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Prefeitura Municipal de Itanhaém. Após os primeiros seis meses de Oficinas estreava o espetáculo "O Abaré" e inicialmente já nas primeiras participações em dois Festivais de Teatro ( Estaduais) angariou 16 prêmios inclusive o de Melhor Espetáculo do X FESTA de Santos e o Mapa Cultural Paulista fase Regional e Estadual. Um triunfo bastante promissor visto que era uma Companhia de Teatro que acabara de nascer , logo depois com Riacho de Areia, Terra de A-meia chegaria a marca incrível de 30 prêmios entre técnicos e individuais com destaque para Texto (dramaturgia premiada em todos os Festivais de Nicco e Orlando) e na Direção do próprio Orlando Moreno, além de alguns atores já marcavam presença como Luciana Marques, Edgar Pedro, Luana Bortolotti e o próprio Nicco Lopes. Para quem não se lembra na época os fundadores foram : Orlando Moreno, Neide Ruas, Ronaldo Lopes, Corina Mellmann, José Machado, Zenilda Muniz, Nicco Lopes, Edgar Pedro Forte, Luana Bortolotti, Anésia Lucas, Luiz Campanelli, Aline Cristina, Alexandre Godoi Soares, Arthur Dantas, Luciana Marques, Soeli Ruhoff, Valdecir Mattos, Ed Willian Fernandes, Reginaldo Oliveira, Claudio Santos, Roberta Resende, Daniele Lucas e Silvio Vargas. Todos fizeram parte dos primeiros espetáculos e após 16 anos de vida tanto o Nicco Lopes, como a Luciana Marques e o Orlando Moreno diretor e fundador vêm mantendo vivos os ideaIs do Abaré "O Grande Missionário"

2 comentários:

  1. Acho que até que a pergunta deveria ser: "Quem se esquece?" - Não há dúvidas que o Projeto NACITA foi muito marcante aos amantes da ARTE em 1995. Quem participou ativamente ou acompanhou nossa caminhada jamais se esquecerão da boa surpresa que tiveram ao ver a Estréia de "O ABARÉ". Os outros espetáculos só vieram para confirmar a 1ª boa impressão! Abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Quem diria que aquele grupo de amadores sobreviveria, heim?!!! Somente seu fundador e criador, Orlando Moreno, poderia afirmar com exatidão, pois ele sabia o que queria!!! Acreditava em seu trabalho. E eu, tive a sorte de encontrá-lo e compartilhar com ele um sonho que tornou-se realidade. Hoje temos uma Cia séria, com projetos maravilhosos, profissionais competentes e acima de tudo, pessoas do bem, de bom caráter, seres humanos iluminados, pessoas que vieram ao mundo apenas para fazer o bem. É o que temos feito em nossas andaças por esse Brasil. Eu nasci com Abaré e sou Abaré hoje e amanhã!!!Eu sou Luciana Marques, Abaré de corpo, alma e coração!!!

    ResponderExcluir